sábado, 24 de janeiro de 2009

O Chinook

Semana passada o frio deu uma trégua e tivemos temperaturas positivas ,por uma semana, em pleno pico de inverno. Essas altas temperaturas é por conta de um vento chamado Chinook, que eleva a temperatura em até 20 graus, parece que Calgary e a unica cidade do Canada onde acontece esse fenômeno. Por conta dessa semana "quente" onde as temperaturas chegaram a 15 graus, uma parte da neve acumulada derreteu , então a cidade ficou um lama só.

Segue fotos:


Este é o Elbow River, rio que corta a cidade, completamente congelado. Imaginem o Rio pOty assim =)
Neve e poça de água que vira gelo depois

Calçada com gelo

Estacionamento do shop onde trabalho, isso é gelo!!!!


Apesar do Chinook ser uma atração a parte, afinal da uma descansada no friozão brabo poralguns dias, o chinook para muitos causa mal estar, tonturas e dor de cabeça, e eu senti isso.

Como da pra ver nas fotos a cidade fica um caos, pois a noite as temperaturas caiem novamente e toda a água derretida vira gelo. Então todo cuidado é pouco na hora de caminhar pela rua e de dirigir. Mas como alegria de pobre dura pouco, o Chinook foi embora e derrepente as temperaturas cairam para abaixo de -20.

[=~(]
Ps: Procurei algum site em português que explicasse melhor sobre o vento do Chinook, mas não achei, quem tiver paciência de ler, vale a pena conhecer um pouquinho sobre esse fenômeno.




Nenhum comentário: